frases sobre utopia



"Quando algo é uma utopia, senão a partir do instante em que se pergunta sobre seu futuro ou sobre a possibilidade de sua efetuação? Deixe isto de lado; a revolução não tem futuro, e muito menos precisa de passado. Pense-se no evento, no acontecer dela." (Ulpiano)
"Um mapa-múndi que não inclua a utopia, não é digno de consulta, pois deixa de fora as terras a que a humanidade está sempre apontando." (Oscar Wilde)
"Pode-se dizer, sem receio de erro, que a utopia é consubstancial à condição humana. Ninguém realiza sem sonhar." (Josué Montello)
"O filósofo é o homem de amanhã, aquele que recusa o ideal do dia, aquele que cultiva a utopia." (Friedrich Nietzsche)
"A utopia é o derradeiro reduto dos que não desesperaram da liberdade."
(Alceu Amoroso Lima)
"Nunca se deve temer a utopia." (Dom Hélder Câmara)
"Que é utopia se não o fruto da percepção de dimensões secretas da realidade, um afloramento de energias contidas que antecipa a ampliação do horizonte de possibilidades abertas ao homem?" (Celso Furtado)
"A utopia partilhada é a mola da História." (Dom Hélder Câmara)
"Uma utopia é uma realidade em potência." (Édouard Herriot)
"Muitas vezes a utopia de um século torna-se a idéia vulgar do século seguinte." (Carlo Dossi)
"O que caracteriza a utopia é constituir uma aspiração que ultrapassa o indivíduo que a formulou e o tempo imediato, para ser uma aspiração de muitos e para muitos num tempo futuro." (Josué Montello)
"O progresso não é senão a realização das utopias." (Oscar Wilde)
"O cinema novo ficou com a utopia brasileira. Se ela é feia, irregular, suja, confusa, caótica, é também bonita, desarmônica, iluminante, revolucionária." (Glauber Rocha)
"Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã." (Victor Hugo)
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar." (Eduardo Galeano)